Se você vai contratar uma pessoa para fazer o registro INPI da sua marca (o que eu recomendo fortemente), é necessário entender o mínimo sobre esse serviço.
Não sabe o que é o INPI? Leia o meu post de introdução ao assunto.
![INPI](https://fabiosacheto.com.br/wp-content/uploads/2020/01/pedido_de_patentes.jpeg)
Ao terminar de ler esse post, você vai saber cobrar o advogado que contratou. Também vai saber diferenciar se quem você está contratando realmente é um especialista ou apenas um xavequeiro.
Diferenças entre propriedade e exclusividade
Muitas vezes você tem a propriedade de uma determinada marca mas não tem a exclusividade. Isso acontece, normalmente, com nomes que contém expressões comuns.
Podem existir situações em que você se torna o dono da marca mas apenas naquele contexto. Esse é um conceito muito importante que você deve compreender e aprofundar com o seu advogado especialista.
Aí você me pergunta: mas se eu vou ter a propriedade mas não vou ter exclusividade, por que eu deveria fazer o registro?
Porque você vai ter a garantia de que estará protegido contra cópias e incômodos gerais.
É importante citar que esse registro protege você apenas na sua área de atuação. O INPI não protege o nome em todos os segmentos (salvo algumas exceções em marcas extremamente renomadas).
Classificação do registro da marca (NICE)
O INPI diferencia os segmentos de atuação pela NICE, que é a Classificação Internacional de Produtos e Serviços.
Ela age como um direcionador de atividades, para que o INPI entenda a atividade que a sua empresa exerce, para então proteger você corretamente.
![Transforme o seu sonho em um projeto vencedor. Participe do 17 em 1](https://fabiosacheto.com.br/wp-content/uploads/2020/01/17-em-1.png)
Tipos de Proteção
Os tipos de proteção que você pode adquirir para a sua marca pelo registo no INPI são:
- Nominativa (protege apenas o nome da marca, também conhecido como wordmark)
![Logos das marcas Subway, Google e Coca-Cola](https://i0.wp.com/clubedodesign.com/wp-content/uploads/2019/03/fb1f55.jpg)
- Figurativa (protege o símbolo do logotipo)
![Símbolos das marcas Adidas, Nike, Audi, Pepsi, Mitsubish e LG](https://www.vrsys.com.br/images/vrsys/blog-new/tipos-de-logos-qual-se-adequa-melhor-a-sua-empresa-img-logo-abstrato.jpg)
- Mista (nome e logo, também conhecido como combination mark)
- Tridimensional (protege a forma)
![Diferentes garrafas e latas de Coca-Cola](https://braziljournal.s3.amazonaws.com/covers/1e6b352e-986e-004d-0016-ba95696e686a.jpg?v=1533296685)
Dentre essas, a mais poderosa, de longe, é a nominativa. Se você proteger o nome, não interessa o logotipo que alguém vai criar. O nome protegido é mais forte. Só que ela também é um pouco mais difícil de conseguir, por questões de similaridade, de formas de escrever, etc.
Então, normalmente, os registros são feitos na forma mista: o nome associado ao símbolo.
O modo de escrever conta para o registro?
Por exemplo: Se você gosta muito do nome “Boticário” e que registrar ele, então muda para “Bothikario”. Você vai conseguir isso? Evidentemente que não.
O INPI vai considerar questões de Radicais, de Escrita, de Sonoridade, etc.
Por isso você não deve fazer esse processo sozinho, mas sim com um advogado especialista.
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Fique atento ao meu blog para não perder o próximo post sobre INPI, com mais alguns conceitos fundamentais para o registro da sua marca.