
O segredo para lançar marcas de sucesso no mercado de cosméticos é acompanhar as tendências mundiais, inclusive o que vem acontecendo na China e que traz impacto ao mercado brasileiro.
O mercado de cosméticos no Brasil é impulsionado por vários fatores, incluindo a crescente preocupação com a aparência pessoal, o aumento da renda disponível da população, a influência da mídia e das celebridades, e a disponibilidade de uma ampla variedade de produtos em diferentes faixas de preço.
Mas, além disso, é possível acompanhar o comportamento de consumo de cosméticos no mundo e antecipar tendências que ajudam a impulsionar o mercado nacional. Um desses países que apontam tendências para o mercado de cosméticos brasileiro é a China e neste post irei compartilhar 4 tendências chinesas que chegaram com força no Brasil.
1. SKINCARE (cuidados com a pele)

Produtos de qualidade não apenas para o rosto, mas para o corpo e cabelo. É uma tendência que já acontece ja China de maneira forte. Ao mesmo tempo, esses produtos se tornaram mais acessíveis, ao encontrar fornecedores que entregam qualidade a baixo custo.
O consumidor brasileiro quer ter acesso a produtos que de fato fazem efeito. Anote esses termos buscados: Reparação, efeito calmante, clareamento, anti-envelhecimento.
A dica é focar e se posicionar em um grande benefício para atrair os clientes certos para sua marca de cosméticos.
Conheça a Fábrica ideal para terceirizar a produção dos seus cosméticos. Clique aqui.
2. Produtos de maquiagem - textura leve

Uma tendência que ganhou força no Brasil são produtos cada vez mais leves, suaves e de efeito natural. O consumidor brasileiro quer encontrar produtos que não agridem a pela, ao contrário, produtos que cuidam enquanto embelezam.
3. Perfumes - Aromatizadores e Perfumes para Auto Cuidado

A Pandemia criou um momento de reflexão sobre o merecimento e necessidade de auto cuidado.
Então a busca por aromas criados para diferentes setores – por exemplo, aromas para academias de ginástica, avião, lojas e também para aromatizar a casa, – se mostraram uma forte tendência que chegou ao Brasil, despertando efeitos intencionais, como calma, alegria, aconchego e relaxamento.
4. Marcas locais

O desenvolvimento do mercado de cosméticos indica que marcas pequenas e extremamente nichadas seguem a tendência da China e ganham espaço no Brasil.
Marcas que tem um posicionamento nichado encontram relevância para o público ao qual se comunicam.
O que recomendo aos meus alunos do PNV é buscar sua própria identidade e construir marcas locais, ao invés de buscar copiar marcas famosas.
Ao observar o compartamento de consumo de cosméticos no Brasil, acompanhando a tendência da China, existe uma busca cada vez mais frequente por produtos exclusivos e personalizados. É a oportunidade perfeita para o surgimento de marcas locais e pequenas empresas de cosméticos que querem se diferenciar no mercado a atingir o público certo.
Conclusão
O consumidor brasileiro busca “individualidade”, ou seja produtos cada vez mais exclusivos, voltados para suas necessidades de pele e cabelo. As marcas que conseguem se comunicar com um público nichado conseguem acompanhar a tendência que vem de fora e surfa na onda de oportunidades que o mercado de cosméticos no Brasil oferece agora.